quarta-feira, 19 de agosto de 2015

POR QUE O CÉU É AZUL?

A luz azul possui uma frequência muito similar a frequência de ressonância dos átomos (por ter menor comprimento de onda), por isso, agita mais facilmente os elétrons dos átomos, que ao voltar para seu estado normal difundem a luz azul por todas as direções



POR QUE O CÉU FICA AVERMELHADO NO POR DO SOL?

 Quando o sol está se pondo o caminho da luz pela atmosfera é muito  maior, havendo maior dispersão, além do fato de que no entardecer tem mais poeira no ar e as partículas das mesma são maiores, dispersando cores c frequência maios próxima, que são as de maior comprimento de onda, como vermelho e laranja. 


quarta-feira, 5 de agosto de 2015

DEFEITOS DE VISÃO




MIOPIA: É um defeito de visão causado pelo achatamento do globo ocular ou por uma córnea muito curva. Sendo assim, a imagem se forma antes da retina, borrando a visão de longe embora não interferindo na visão de perto.  O grau pode variara, dependendo do quão pra frente da retina a imagem se forma. A miopia pode se desenvolver gradualmente ou rapidamente, muitas vezes piora durante a infância e adolescência e é diagnosticada entre 8 e 12 anos, a ocorrência desta na idade adulta pode estar relacionado à diabetes descompensada ou catarata. A miopia é hereditária tende a afetar membros da mesma família. Este problema pode ser corrigido com óculos de lentes concavas ou com lentes de contata específicas.



















HIPERMETROPIA: Ocorre quando o olho é mais alongado do que o normal ou a córnea com menos curvatura que o normal e a imagem se forma após a retina, causando uma imagem borrada para coisas que estão perto sem afetar as coisas que estão longe. a hipermetropia pode ser curada pela acomodação do cristalino, é comum pessoas que possuem esse defeito não precisarem mais dos óculos na idade adulta. Esse defeito também pode estar associado ao aparecimento de estrabismo acomodativos na infancia, com o surgimento de sintomas ao redor dos 12 anos de idade. Neste caso a correção total do problema pode ser feita com o uso de lentes adequadas.



DALTONISMO: É um distúrbio genético em que ocorre com um problema na pigmentação das células cones da retina. Isso faz com que a pessoa que possui esse problema não consiva ver certas cores, tonalidades e brilho. Existem três tipos de daltonismo: Protanopia, onde o indivíduo enxerga tons de verde, marrom ou cinza no lugar do vermelho; Deuteranopia, onde a pessoa não distingue a cor verde; e protanopia, tipo mais raro, onde o indivíduo não reconhece o azul nem o amarelo.
O daltonismo não tem cura mas existem lentes especializadas que ajudam pessoas possuidoras do problema a distinguir cores semelhantes.

teste de daltonismo: você consegue identificar os números?
ISADORA/LUIZA A./PAOLA.  T:109