quarta-feira, 9 de setembro de 2015

                       TEMPERATURAS EXTREMAS:


CIDADE MAIS FRIA DO PLANETA: 

Nome oficial: Якутск, Дьокуускай
População: 269.486
Cidade da: República Sakha, Rússia
Idioma: russo, yakut

Yakutsk é a capital de Yakutia e uma das mais antigas e mais frias cidades da Sibéria. Yakutsk ganhou fama internacional como sendo a cidade mais fria do mundo. Foi fundada por Pyotr Beketov em 1632.  
Durante o ano,  média da temperatura no mês de Janeiro é de -36,7 °C sendo que o recorde do mês foi nada mais nada menos que -63 °C. O frio é tão intenso que os encanamentos devem ficar acima do solo para que a água não congele. Em determinadas épocas, os carros devem ser guardados com os motores ligados, pois com o frio extremo, eles podem não voltar a funcionar se desligados e, também, acabam congelando.

LUGAR MAIS QUENTE DO MUNDO:

Esse título é do Dasht-e Lut, também conhecido como o Deserto de Lut. Ele é o 25º maior do mundo, e se trata de um grande deserto de sal no sudeste da província de Kerman, no Irã. A sua superfície apresenta temperaturas que chegam a 71°C.
O satélite “Aqua” da NASA, num estudo de sete anos de temperaturas da superfície terrestre global, indicou o Deserto de Lut como o ponto mais quente do planeta.
Cerca de 2 milhões de pessoas vivem na província de Kerman e lidam com as altas temperaturas frequentemente. Viver no deserto é praticamente impossível, dessa maneira, as casas mais próximas ficam a centenas de quilômetros dele.
No verão, as pessoas evitam sair de casa do fim da manhã até o entardecer. Mas quando o sol permite, eles cuidam das plantações de alho e tâmara, as únicas atividades locais possíveis.
Alguns habitante privilegiados possuem animais, porém precisam molhar a pele deles constantemente e deixá-los na sombra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário