quarta-feira, 9 de setembro de 2015

                                TERMÔMETROS:

  O primeiro termômetro era formado por uma parte de vidro arredondada, denominada bulbo, e um fino pescoço de vidro. Ele foi inventado por Galileu Galilei, em 1592, que tirava parte do ar de dentro do bulbo e embocava-o em água e corante, assim, a temperatura do bulbo voltava a seu valor normal, fazendo com que a água subisse através do tubo até certa altura.  A pressão atmosférica e outros fatores alteravam os valores marcados pelos termômetros da época, mas, no início do século XVIII, então o arque duque de toscana Ferdinando II de Medici criou um termômetro fechado contendo álcool, cuja dilatação é mais rápida que a da água, resolvendo o problema da pressão. Daniel Gabriel Fahrenheit fabricou um termômetro por dilatação de mercúrio que superou todos esses problemas, juntamente com a criação de uma nova escala e com isso, estabeleceu os princípios da termometria. Sua técnica ainda é utilizada e representou o primeiro passo para o estudo científico do calor. Seu termômetro adotava como referências a temperatura de ebulição da água, a que atribuiu o valor de 212°, e a de uma mistura de água, gelo, sal e amônia, à qual atribuiu o valor de zero graus.   A primeira escala centígrada foi criada pelo sueco Anders Celsius, em 1742, que usou 0° para a temperatura de ebulição da água e fixou em 100° a temperatura de fusão do gelo. Esses extremos foram depois invertidos e a escala centígrada é utilizada até hoje.  Mais tarde, com o avanço da tecnologia, Lord Kelvin conseguiu determinar a temperatura onde as moléculas de gás permanecessem imóveis, chamado de “zero absoluto” que corresponde a -273°C. Kelvin propôs uma nova escala que adota as divisões da escala Celsius, mas deslocando o zero para designar o zero absoluto. essa escala foi adotada como uma escala universal na ciência.

termômetro de galileu

um dos primeiros termômetros de mercúrio
termometro a alcool




Escala Celsius
Nessa escala, o ponto de gelo é 0° e o ponto de vapor é 100°, e o intervalo entre os pontos fixos é dividido em 100 partes iguais.

Escala Fahrenheit
Na escala Fahrenheit o ponto de gelo é 32 e o ponto de vapor é 212. Nessa escala, o intervalo entre os dois pontos fixos é dividido em 180 partes iguais, sendo que cada divisão corresponde a 1 grau fahrenheit (1°F). 

Escala Kelvin
Na escala Kelvin o ponto de gelo é 273 e o ponto de vapor é 373. Nessa escala, o intervalo entre os dois pontos é dividido em 100 partes iguais, sendo que cada divisão corresponde a 1 kelvin (1k).


conversão:
0°C = 32 °F = 273 K

100°C = 212 °F = 373 K


Nenhum comentário:

Postar um comentário